Decoração clássica: o estilo atemporal que nunca sai de moda

A decoração clássica é um estilo que permanece relevante através das gerações, apresentando uma elegância que não apenas enriquece os ambientes, mas também conta histórias por meio de seus elementos. Justamente por isso, o estilo clássico é a marca registrada da Kleiner. Nesse artigo traremos os aspectos mais significativos do estilo clássico na decoração, abrangendo sua história, princípios, características e a forma como ele se entrelaça com as tendências contemporâneas.
O que é o estilo clássico?

O estilo clássico na decoração é um reflexo de tradições culturais que se originaram na Grécia e Roma antigas. Com o passar dos séculos, essas influências evoluíram, mas a essência da grandiosidade e da harmonia permanece intacta. Este estilo é caracterizado pela simetria, proporção e um equilíbrio delicado, fundamentados na harmonia e na beleza, resultando em uma sensação de atemporalidade e refinamento.
História do estilo clássico
Durante os século XV e XVI, o Renascimento europeu, movimento artístico e cultural que surgiu no fim da Idade Média, retomou em sua estética as formas e características da Antiguidade Clássica da Roma e Grécia antigas, as quais proviam de templos grandiosos e obras de arte simétricas e feitas de materiais nobres. O Classicismo tinha como ideal a perfeição, com proporções harmônicas e rigor formal.
A beleza, para o estilo clássico é alcançada por meio de preceitos objetivos e
matemáticos, como a proporção áurea, simetria e geometrias ortogonais.

O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci é uma das obras mais famosas do Classicismo Renascentista justamente porque apresenta o ideal de beleza do movimento, já que através dos seus estudos em matemática, arquitetura e filosofia, Da Vinci foi capaz de atingir a perfeição nas formas e proporções no desenho. Já no século XVIII, após um período em que a arte Barroca estava em alta, a Arte Clássica ressurge ainda mais forte no movimento neoclassicista, e desde então, sua influência e presença na arte, literatura e arquitetura foi perpetuada em todas as gerações.
Princípios da decoração do estilo clássico
Quando aplicado aos interiores, o estilo clássico prioriza a harmonia, o refinamento e a organização. Para tanto os princípios fundamentais do estilo clássico se concentram em três conceitos principais:
● Simetria e ordem: Todos os elementos decorativos são organizados de maneira
equilibrada, criando harmonia visual.
● Proporção: A relação entre os diferentes elementos deve ser harmônica,
seguindo as regras da geometria.
● Detalhamento: Ornamentações ricas e elaboradas são comuns, mas nunca
devem comprometer a elegância que caracteriza o estilo.
O que tem na decoração do estilo clássico? Buscando atender os princípios de simetria e ordem, proporção e detalhamento, em ambientes com estilo clássico predominante é comum:
● Móveis com acabamentos refinados: Sofás e cadeiras estofadas em tecidos
ricos como o veludo ou brocado, com pernas torneadas e detalhes de entalhe.
● Paleta de cores neutras: Paletas que incluem tons neutros, principalmente o
branco, mas também o creme, bege e cinza, além de cores mais profundas
como o azul-marinho, verde-esmeralda e marrom.
● Materiais nobres: Madeiras de alta qualidade, mármore e metais dourados,
bronze e a prata são comumente utilizados para trazer uma estética mais
luxuosa.
● Acessórios clássicos: Elementos como molduras ornamentadas, espelhos
grandiosos, porcelanas e lustres de cristal elevam o espaço, conferindo uma
atmosfera de opulência.

No design clássico, as formas são frequentemente retas e geométricas, evitando excessos. Objetos como colunas, arcos e pilastras referenciam a arquitetura clássica, trazendo uma sensação de grandeza ao ambiente. Itens decorativos, como jarras de porcelana e quadros com molduras elaboradas, complementam a estética clássica.

O Clássico é sempre atual
Como conta sua história, o estilo clássico atravessou séculos e segue sendo um dos mais valorizados até na atualidade. Isso porque, é um estilo adaptável a cada época que passa, mas sem nunca perder sua essência de ordem e harmonia. Ele pode ser integrado com elementos modernos, criando equilíbrio e diversas possibilidades que cativam um grande público. Por utilizar materiais verdadeiramente nobres, e acabamentos de exigente qualidade e refinamento, suas peças perduram no tempo, podendo atravessar gerações de uma mesma família. Peças clássicas são um investimento em qualidade e atemporalidade.
O estilo clássico não é apenas um modo de decoração, é uma declaração de valores estéticos e culturais que transcendem o tempo, e é a raiz que define a identidade da Kleiner. Em cada peça incorporamos a elegância atemporal do estilo clássico, através da estética e da qualidade.
Comments