Espaços compactos aliados aos charme da Cozinha Americana
Atualmente os espaços se encontram cada vez menores. Conforme podemos acompanhar o desenvolvimento do mercado imobiliário, a área interna dos apartamentos está sendo reduzida a cada ano. A nova geração está transformando o conceito de moradia, onde busca-se estar próximo ao trabalho visando aproveitar o tempo da melhor forma possível.
No entanto, o fato de o valor do m² nos grandes centros ter um valor elevado, acarreta a redução de área dos imóveis. Com isso, os grandes apartamentos com vários cômodos e grandes espaços foram se tornando cada vez menores. Desta forma foi necessário se repensar nos layouts internos. Onde se tinha uma cozinha, uma sala de jantar e uma sala, hoje é visto de outra maneira. Que tal conferir esse modelo de área social das atuais residências e apartamentos?
I. Espaços Planejados!
Devido à escassez de tempo da atual geração, um novo conceito de moradia busca atender as pessoas que trabalham o dia todo fora facilitando a rotina diária e proporcionando um bom custo-benefício ao cidadão; É fato que os apartamentos estão cada vez menores, porém isso não indica não ofereçam tudo que os imóveis maiores ofereciam ou que não sejam funcionais. Pelo contrário, por conta disso, os profissionais arquitetos e designers buscam aperfeiçoar cada vez mais o layout dos ambientes visando a ergonomia, circulação e otimização de espaços. Sendo assim, é preciso pensar em tirar o melhor proveito de cada cômodo. Com isso, o mercado de móveis planejados também se desenvolveu muito, seguindo esta evolução. A integração dos espaços se tornou fundamental na elaboração da planta baixa dos projetos dos novos edifícios e residências. Desta forma, há um melhor aproveitamento na área, obtendo a integração entre os usuários, proporcionando mais momentos de convívio entre a família, visto que antes as pessoas ficavam mais espalhadas pelos cômodos da casa.
II. ÁREA SOCIAL
A casa precisa proporcionar ao morador tranquilidade, descanso, funcionalidade e principalmente aconchego. Estes aspectos devem estar de acordo com a identidade de cada pessoa ou família que utiliza do espaço. No entanto, há várias soluções para tornar os ambientes mais confortáveis e funcionais. Um aspecto bastante notável nos novos projetos é a integração da varanda com a sala, permitindo a utilização de um sofá maior ou uso de poltronas possibilitando receber mais pessoas em casa.
Imagem 01: Cozinha, sala e sacada integrada. Proj. Arq Vanessa Back.
Nesta resolução de projeto, é comum vermos o estilo de cozinha americana. A partir disso, será apresentado a definição deste conceito que é muito usual nos dias de hoje.
III. COZINHA AMERICANA
Conforme o próprio nome, a cozinha americana originou-se nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Antigamente, a cozinha era isolada e a mesa de refeições ficava no mesmo ambiente e era nela que ocorriam as reuniões de família. Assim o cheiro liberado pelo preparo dos alimentos, fritura, etc., não se espalhava pelo restante dos cômodos. Você ama cozinha americana? Clique aqui e solicite um orçamento.
Devido a vida agitada que ocorre principalmente na cidade, houve uma alteração nos hábitos das pessoas, modificando assim o estilo e preparo dos alimentos. Enquanto umas buscam ter uma alimentação mais saudável, com menos frituras, outras se alimentam e restaurantes etc. Reduzindo assim o cozimento dentro de casa. Todavia, a integração da cozinha com a copa e a sala é uma que solução permite ter um espaço mais eficiente, com maiores possibilidades, aproveitando melhor os espaços e ainda reduzindo as distâncias entre as funções básicas executadas neste espaço, visto que tudo fica mais próximo.
Imagem 02: Cozinha integrada com a sala de estar. Projeto Arq. Vanessa Back.
Além disso, podem ser projetadas de diversos formatos, de acordo a área do espaço, gosto e necessidade de cada indivíduo. É fundamental conhecer o estilo de vida do usuário e procurar sempre manter a setorização da cozinha em área úmida, cozimento, preparação e armazenamento.
Na imagem 03, foi projetado uma cozinha linear, aproveitando o máximo do espaço e otimizando a circulação no ambiente. A bancada para refeições rápidas está dividindo a cozinha do jantar.
Imagem 03: Bancada de refeição rápida; Projeto e execução: Arq Vanessa Back.
A bancada também serve como “buffet” para os dias em que o usuário recebe mais pessoas em seu apartamento, pois fica ao lado da mesa de jantar facilitando a execução dos serviços, visto que também está próxima da área de preparação dos alimentos.
Imagem 04: Área social integrada; Projeto e execução: Arq Vanessa Back.
A principal definição de cozinha americana nada mais é que a cozinha integrada a sala, sendo em forma de pequenas ilhas centrais, meia parede ou penínsulas com bancadas em anexo.
Imagem 05: Bancada dividindo a cozinha do jantar; Projeto: Arq Vanessa Back.
Dependendo da área do ambiente destinado para esta função, do número de pessoas que habitam a casa e como usufruem do espaço, é possível elaborar um projeto onde a bancada de refeições rápidas também se torne a mesa de jantar aproveitando melhor o espaço, deixando o ambiente mais espaçoso e aconchegante.
No caso da imagem 06, a bancada foi projetada em forma de ilha e em dois níveis. Bancada alta atendendo quem está assando a carne e a baixa com altura de 75cm, utilizando cadeiras trazendo mais conforto.
Imagem 06: Bancada substituindo a mesa de jantar. Projeto Arq. Vanessa Back.
Na imagem 07, a planta baixa apresenta uma ampla área social integrada em “L”. Este layout é muito utilizado e funciona muito bem, visto que a cozinha não fica em contato direto com a sala. Pois como os ambientes são integrados, na hora da preparação dos alimentos o cheiro se espalha por todo o espaço. Desta forma, a sala fica mais isolada, reduzindo o contato com a cozinha.
Imagem 07: Planta baixa com área social integrada e cozinha americana; Projeto: Arq Vanessa Back.
A imagem 8, representa a sala de jantar da planta baixa apresentada anteriormente. A riqueza dos detalhes e a composição da decoração tornam o ambiente sofisticado e elegante. No entanto, vale ressaltar que como não há divisória entre a cozinha e o jantar, a “bagunça” ou a louça na pia estarão sempre visíveis. Portanto é necessário manter a organização e a limpeza para obter uma atmosfera aconchegante e requintada.
Imagem 08: Sala, jantar e cozinha integrados; Projeto: Arq Vanessa Back.
Nestes modelos de cozinha, também é comum acontecer de perder um pouco a privacidade do ambiente, visto que todos os três espaços estão integrados. Assim, todos que estiverem na sala, por exemplo, conseguirão ver e ouvir o que está acontecendo na cozinha, criando conflito entre conversas. Mas isso é relativo pois depende muito da rotina dos moradores, por isso é de suma importância colher o máximo de informações através do briefing, para elaborar o projeto da melhor maneira possível, atendendo a todas a exigências dos donos da casa. O projeto da imagem abaixo foi feito para um jovem casal que gosta de receber amigos. Portanto, foi desenvolvido um layout onde o fogão foi colocado em ilha, de forma que a pessoa fique em contato com os convidados durante o preparo das refeições. Essa disposição permite e facilita a socialização com as demais pessoas que estão na mesa e sala de estar.
Imagem 09: Layout com bancada em ilha. Projeto: arq. Vanessa Back
Os modelos das cozinhas de origem americana são mais espaçosas e completas com muitos armários baixos e aéreos. Dispõem de ilha ou península, fogão grande, coifa, forno a gás e elétrico, lava louças, micro-ondas, adega e eletrodomésticos que facilitem a vida do cozinheiro. No entanto, o que vimos muito são inspirações nessas grandes cozinhas adaptadas ao espaço de cada individuo. Podem ser de diversos estilos: modernas, clássicas, contemporâneas, minimalistas etc. Vai depender do gosto de cada cliente. Porém o estilo americano tem o clássico e o provençal bastante marcado pela riqueza nos acabamentos, molduras aplicadas nas gavetas e portas, vidros quadriculados, lambri, etc. São detalhes que deixam o ambiente com mais romantismo e delicadeza, trazendo um diferencial para o estilo dos móveis.
A figura 10, representa bem este estilo provençal, marcado pelas curvas presentes nos rebaixos nas frentes das gavetas e portas dos móveis, banquetas com encosto tipo medalhão, etc.
Imagem 10: Cozinha americana estilo provençal | Solicite seu orçamento
Já na imagem 11, as molduras com pintura na mesma cor das portas e gavetas definem o estilo clássico dos móveis, trazendo sofisticação e identidade aos móveis.
Imagem 11: Cozinha em estilo clássico. Projeto: arq. Vanessa Back
Contudo, foi possível apresentar um pouco da definição de cozinha americana e exemplos de como pode ser aplicada no dia a dia.
Como já foi citado, o mais importante é conhecer a rotina dos moradores, quantas pessoas e com qual frequência vão utilizar a cozinha. Assim, será possível criar um projeto eficiente e dimensionar os móveis de acordo com a demanda de armários, espaço de cozimento e área de preparação, aliado ao conforto, funcionalidade e estética.
Post produzido por: Arquiteta Vanessa Back | Instagram: @vanessabackarquitetura
Comments