top of page

Estilo Provençal: Origem e Modernidade


Escrito por: Caroline Goulart - Designer de Interiores


“Poucas coisas vão traduzir tão bem o jeito de ser e viver de uma pessoa, como o jeito dela morar!” como disse Marta Medeiros, nos fazem analisar, que ao escolher cada detalhe em nossas moradias, estamos colocando, mesmo que inconscientemente, um pouco da nossa personalidade e forma de ser no espaço! Dessa forma percebemos que isso não é uma prática atual do mundo moderno, mas que se repete desde as primeiras expressões de ambientação residencial já nos séculos passados.


Para falar do Estilo Provençal, precisamos nos recordar da monarquia francesa e do seu período dos “Luizes” no século XV e XVI, aonde aqueles que viviam em palácio e castelos, externavam em detalhes magníficos e deslumbrantemente ricos, o poder que aquela família tinha. Dessa forma traduzia para a sociedade então, que todos os adornos, formas e materiais na residência que possuíam, eram o que os fazia pertencer ao topo mais alto da pirâmide social.

Por sua vez, os camponeses desta época, naturais da região de Provence, no Sul da França, ficavam maravilhados com tais residências e almejando poder possuir o mesmo estilo de viver. Quando então passavam a produzir seus mobiliários e detalhes construtivos, acabavam reproduzindo, não intencionalmente e de forma mais humilde e delicada, os traços do estilo clássico francês.  Mas devido aos escassos recursos financeiros e de matérias que tinham acesso na época, acabaram desenvolvendo seu próprio estilo, o “estilo provençal”, com uma identidade própria, que ganhou mercado e renome ao longo dos anos, pelas características do estilo clássico de forma mais suave se elegantes, sem tanta ostentação e exagero nas cores e formas, que se adaptam muito bem ao nosso estilo de vida contemporânea.

A grande crescente destes atributos do estilo provençal, adaptadas a forma de consumo do mercado atual, transmitem o desejo da humanidade por uma forma de viver com mais “essência” e sensação de acolhimento ao chegar no lar, com cores mais quentes e linhas mais curvas, em meio a um mundo frio de linhas retas que veio com a urbanização em massa do século XXI.


Vemos esses padrões de detalhes principalmente nas cozinhas, que vem a ser o coração das casas. Ao abrirmos as cozinhas para nossos convidados, estamos demonstrando acolhimento e receptividade, com as características do estilo provençal moderno no ambiente, reforça-se ainda mais ao convidado o sentimento de ser bem-vindo, traduzindo então na nossa casa, como sempre foi à expressão de como somos e vivemos, em busca de conexão com as pessoas e as bases da nossa história.

Projeto: Caroline Goulart Design de Interiores | (47) 99775.8879 | @carolgoulart.interiores


Conheça também mais alguns ambientes da Marca Kleiner Schein que remetem a este estilo.

Se você quiser orçar seu projeto e móveis exclusivos acesse: http://www.kleinerschein.com.br/planejados

Comments


Logo redonda da Kleiner.

O Blog Kleiner foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail:

Banner demonstrativo de acesso à loja virtual da Kleiner.
bottom of page