Tendências de decoração para 2025: Previsões e novidades

As tendências de cada estação vão além das apresentações estéticas, elas refletem os valores e desejos de cada geração. Para a decoração de interiores não é diferente. Acompanhar e entender as tendências, é fazer uma leitura da cultura de cada época. Neste artigo trouxemos as previsões de decoração para o ano de 2025 e o que cada uma dessas tendências significam.
Minimalismo aconchegante

O minimalismo é o movimento do século. Suas cores sóbrias, poucas informações e foco em praticidade combinam perfeitamente com a vida agitada da população
moderna. Mas, recentemente tem ascendido no meio digital um movimento contra o padrão estético do minimalismo, onde o estilo tem sido apontado como frio e pouco aconchegante. Trends intituladas "casa com cara de casa" têm viralizado, e a praticidade não é mais o principal objetivo.
Ainda assim, nas tendências de decoração que surgiram como alternativa para o
minimalismo absoluto, ainda é possível observar grande influência do minimalismo, mas agora busca conciliar a praticidade com o aconchego e o sentimentalismo, é o que chamamos de minimalismo aconchegante. Nesse conceito vemos ainda mais forte o estilo Japandi, e a ascensão do estilo Farmhouse moderno.
Estilo Japandi
O estilo Japandi é uma tendência de decoração que combina elementos escandinavos e japoneses, criando um ambiente minimalista, mas aconchegante. Embora inicialmente pareçam distintos, ambos os estilos compartilham conceitos semelhantes: o “hygge”, no escandinavo, se refere a espaços aconchegantes e confortáveis, e o “wabi sabi”, no japonês, valoriza a beleza das imperfeições. Juntas, essas culturas destacam a simplicidade e o aconchego como prioridade na estética.
Nesse estilo, o minimalismo ainda é a base, mantendo uma estética simples e
funcional, mas agora, itens de decoração que tem valor sentimental, além de
elementos naturais, entram em cena para deixar o ambiente mais caloroso. O forte uso da madeira na arquitetura, o aproveitamento da luz natural, uso de plantas naturais, móveis baixos e cores neutras são características fortes desse estilo.
Sofá Togo e modulares
Um item que ganha destaque na decoração Japandi, e que tem sido febre no exterior, são os sofás modulares ou o modelo Togo. São sofás que não tem uma estrutura tão robusta quanto os sofás retráteis, tão utilizados até então, e são apoiados diretamente no chão, sem pés de sustentação. O ponto forte desse item é o conforto e a funcionalidade, já que os módulos possibilitam uma formação e tamanho variado de sofá, além de um toque de modernidade. Na Kleiner, além de vários outros itens, podemos destacar o lançamento "Pomes" da nova coleção Village.
Conheça o Sofá York, o novo lançamento da Kleiner.
Estilo Farmhouse
Num tom um pouco mais alegre e caloroso que o Japandi, o estilo Farmhouse
moderno mistura a simplicidade do minimalismo, com o rústico e o contemporâneo, combinando elementos como madeira trabalhada, vasos decorativos e abajures com textura.
Este estilo de decoração mantém a paleta de cores neutras, marcado pela presença de tons terrosos claros, como o bege, o marrom claro e o cinza suave. A presença da madeira rústica é muito forte, inclusive em tons mais escuros, mas a grande diferença do estilo anterior está nos detalhes. Utilizar algumas peças vintage, e estampas retrô em detalhes como almofadas, tapetes e roupas de cama cria uma atmosfera ainda mais acolhedora. O lançamento da linha Aurora traz em suas peças todo o aconchego e delicadeza dessa tendência para os próximos anos.
Variedade de madeiras
As madeiras avermelhadas e rústicas ganharão destaque na decoração de interiores. Desde móveis com tons mais quentes até peças com acabamento mais natural, a presença da madeira resulta em uma maior sensação de aconchego.
Além das madeiras mais rústicas como cedro e carvalho, entre as opções mais
populares estão o freijó, a nogueira e o Tauari, que oferecem diferentes tonalidades e texturas para criar composições únicas.

Estampas em xadrez
Visto que a decoração variada é mais explorada no estilo Farmhouse, muitas peças em tom mais criativo aparecem nesse estilo, como é o caso da estampa xadrez que aparece em poltronas, puffs, móveis estofados, cortinas e roupas de cama.
As estampas mais utilizadas serão as clássicas xadrez, como os padrões vichy e pied de poule. Essas estampas trazem um ar vintage e sofisticado aos ambientes, agregando personalidade e charme. Utilizar as estampas xadrez em meio a ambientes mais contemporâneos, misturando estilos antigos e modernos, resulta em um visual único, cheio de personalidade.
Tapetes estilo persa
Os antigos e clássicos tapetes persas, aparecem agora em uma versão mais moderna, com cores mais suaves e estampas não tão marcadas, se adequando à influência do minimalismo contemporâneo. Os desenhos tradicionais e o acabamento refinado, trazem ao ambiente um tom de sofisticação e personalidade. Podem ser utilizados em diversos ambientes, desde salas de estar até quartos e escritórios.
Molduras trabalhadas
Reforçando a ideia de que a diferença está nos detalhes, os quadros e espelhos com molduras trabalhadas nos formatos mais clássicos, vão voltar com tudo em 2025. Molduras trabalhadas em madeira, e em aço em tons de dourado mais envelhecido, aparecerão em espelhos e quadros, inclusive em quadro de pinturas a óleo, que também estiveram em alta em décadas anteriores.
As molduras elaboradas e pinturas artísticas são ideais para criar composições únicas e personalizadas em qualquer ambiente. Seja na sala de estar, no quarto ou no escritório, essas peças agregam valor estético e cultural à decoração. Os espelhos com as molduras trabalhadas da Kleiner trazem muita personalidade e sofisticação a qualquer ambiente.
Sustentabilidade e proximidade com a natureza
Como já citamos anteriormente, a forte presença da madeira em todos os estilos em alta não é por acaso. A procura pela integração com a natureza, mesmo em meio aos centros urbanos, segue sendo relevante. Com isso, observamos a continuidade das formas orgânicas, plantas naturais, e aproveitamento da iluminação natural. A coleção Palm, assinada pela arquiteta Taís Puntel, explora texturas e materiais naturais, com formas orgânicas e cores inspiradas na natureza brasileira.
O público continua procurando alinhar a sustentabilidade com a estética e a qualidade dos produtos, portanto, a utilização de materiais sustentáveis e a integração com elementos naturais, estão se consolidando cada vez mais. Observaremos um aumento significativo no uso de produtos de decoração fabricados a partir de resíduos reaproveitados, além de materiais como bambu, madeira certificada, plásticos reciclados e tecidos naturais.
Ao olharmos para as tendências de decoração de 2025, percebemos um movimento marcante em direção à harmonia entre o minimalismo e o aconchego, destacando a importância da personalização e do toque humano nos ambientes, além da integração com a natureza. Aqui na Kleiner previmos as tendências com antecedência, e criamos peças que refletem os valores e a cultura do momento, mantendo o design atemporal que é a marca registrada da empresa.
Comments